terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

7 More London


Foster + Partners concluiu o primeiro edifício de escritórios na Inglaterra que atingiu a certificação BREEAM "Outstanding": 7 More London Riverside é o último e maior edifício no plano de More London, desenvolvido pelo More London Development, e fornece uma nova sede sustentável de 10 andares para a PricewaterhouseCoopers LLP.


O edifício integra uma série de estratégias de economia de energia.
Além de uma fachada de alto desempenho projetada para oferecer sombra e isolamento, o edifício apresenta painéis solares de água quente, telhados verdes e um completo sistema automatizado de gestão e medição.
A planta de trigeração da Combined Cooling Heating & Power (CCHP) fornece uma fonte de baixo carbono para refrigeração, calor e energia com resultado 55% inferior em emissões de CO2 ao exigido no 2006 Part L2 Building Regulations.
Visível de todos os lados, o edifício não tem uma ‘frente’ ou um ‘fundo’ óbvio, então considerações particulares e diferenciadas foram dadas às fachadas para assumirem presenças distintas dentro do projeto. As fachadas em zig-zag protegem o interior, mas permitem que a luz do dia penetre nos escritórios. Uma sequência de persianas externas animam as fachadas envidraçadas, capturando e projetando luzes e cores no interior e criando um efeito cintilante na face exterior do edifício.


Para otimizar ainda mais a luz do dia e as vistas, as alas simétricas do edifício abrem-se para o rio e revelam uma abertura circular em seu núcleo. Três pontes curvas, nos andares 2, 5 e 8, ligam as duas alas, enquanto a elevação sul cai para 7 andares para respeitar o gabarito dos edifícios ao longo da Tooley Street.
A função do átrio de altura interna tripla como uma praça central para os ocupantes do edifício - um espaço onde o potencial para a arte e o arranjo dos elevadores e pontes espelha a vida externa de More London. Escadas para subir ao mezanino com salas de reuniões e instalações de entretenimento, enquanto elevadores transportam diretamente do nível do solo para os andares de escritórios. Duas clarabóias iluminam o espaço e proporcionam um foco para o terraço jardim circular acima, que constitui um dos vários jardins de cobertura.


Mike Jelliffe, sócio responsável da Foster + Partners, comentou:“Estamos muito contentes que 7 More London Riverside conseguiu a certificação BREEAM ‘Outstanding’ e eu felicito toda a equipa envolvida no projeto. Este é um resultado excelente - é um testemunho da excelente qualidade do design; nossa altamente bem sucedida colaboração com Roger Preston & Partners, Arup, MACE, BDP e uma vasta gama de consultores e da visão e apoio de More London Development e PricewaterhouseCoopers".


• O plano More London abrange mais de 52 mil metros quadrados em Southwark delimitado pelo River Thames e inclui a prefeitura (City Hall), um hotel, prédios de escritórios e extensos espaços públicos ajardinados, incluindo um anfiteatro aberto.



Fonte:http://www.fosterandpartners.com - 08/02/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário