terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pérolas do Deserto

Imagine um empreendimento de 2.500 hectares construído para abrigar atividades de lazer e entretenimento e criar um novo foco de atração de turistas de todo o mundo com praias, hotéis, resorts, marina, spa, parques temáticos, campo de golfe, shopping centers, etc. Agora imagine uma ilha. Uma ilha em um lugar onde há sol e altas temperaturas o ano todo e as chuvas são praticamente inexistentes.

Finalmente some a tudo isso a adrenalina e velocidade das corridas automobilísticas e o luxo associado a uma das marcas de carro mais desejadas de todo o mundo.

Esta “ilha da diversão” existe e se chama Yas Island. Fica nos Emirados Árabes, pertinho de Abu Dhabi e de Dubai e foi inaugurada em 2009.

Yas Island é uma ilha artificial e custou cerca de 40 bilhões de dólares. Foi Yas Island que projetou Abu Dhabi para o mundo. Yas Island e o hotel Yas Viceroy ficaram mundialmente conhecidos em 2009, ano de sua inauguração, durante o primeiro Grande Prêmio de Abu Dhabi de Formula 1, quando o mundo todo pode assistir e ver imagens impressionantes do circuito de Abu Dhabi e do Yas Hotel.

O autódromo Yas Marina Circuit, onde acontece o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Abu Dhabi, foi desenhado por um conceituado arquiteto alemão, Herman Tilke, especialista no assunto, que assinou também outros conceituados circuitos como o de Singapura e o do Bahrein. A ideia de entrar para o calendário oficial da Fórmula 1 estava intimamente ligada ao desejo de criar também um destino turístico requintado, associado à imagem de glamour e exclusividade das corridas de Fórmula 1.

Em 2010, seguindo a temática das corridas, foi inaugurado o parque temático Ferrari World, com uma cobertura “vermelho Ferrari” com mais de 200.000 m2 que parece um “polvo” e ostenta o logotipo gigante da marca italiana de automóveis.

Recentemente, em 2013, foi inaugurado também um enorme shopping center, o Yas Mall, e um parque aquático temático, chamado “Pérola Perdida”, cujas atrações recontam as origens históricas dos Emirados, como a pesca e o comércio de pérolas e pedras preciosas. A ilha possui também um clube de golfe, diversos hotéis, resorts e a Yas Marina, com duas grandes áreas para cerca de 160 iates de até 66 metros de comprimento e um Iate clube. Bares e restaurantes nos hotéis e na marina e enormes espaços fechados para shows garantem também diversão noturna na ilha.


Mas o destaque principal é o Yas Viceroy Hotel que se destaca por sua implantação, praticamente dentro do autódromo e anexo à marina. A arquitetura do hotel, projeto do escritório Asymptote, impressiona. Por dentro e por fora. A planta em T “abraça” uma das pistas do autódromo e passa com uma ponte em aço por cima dele, para que todos os apartamentos desfrutem vistas privilegiadas do circuito e do entorno.

A estrutura da cobertura, que cumpre a função de proteger as fachadas do sol, também faz um movimento de “abraçar”, envolvendo todo o edifício com uma delicada pele curvilínea de forte impacto visual. É um espetáculo a parte, tanto de dia quanto à noite.

Essa pele que envolve o hotel é composta de pequenas estruturas de vidro fixas que formam uma malha, chamada “gridshell”. A imagem do hotel, tão intimamente ligada à do circuito, foi o que tornou icônica a imagem do complexo de Yas Island em 2009 e atraiu a atenção do mundo.


O design de interiores do hotel segue a temática das corridas, com o piso marcado por linhas ora curvas, ora retas que remetem ao circuito. Diversos elementos da decoração remetem ao “gridshell”, como biombos, cadeiras etc.

É um projeto verdadeiramente poético. Sua forma orgânica, leve e envolvente e o dinâmico show de luzes coloridas em LED´s à noite ajuda a compor ainda mais o espetáculo que é esta arquitetura.

Em setembro de 2015, a ArqTours teve o privilégio de visitar as dependências do hotel Yas Viceroy durante a Missão Técnica Singapura + Emirados Árabes e pudemos ver de perto esta pérola da arquitetura contemporânea.

Um comentário: