domingo, 9 de outubro de 2016

Singapura: From a Garden City to a City in a Garden

ParkRoyal Hotel e seus "skygardens"
Parte das estratégias do governo de Singapura para trazer mais qualidade de vida à cidade, com mais espaços verdes de lazer, pode ser resumido no slogan em inglês por eles utilizado: “from a Garden City to a City in a Garden”.

A proposta inicial era criar espaços verdes para o lazer aumentando ainda mais a qualidade de vida dos moradores e reduzindo as ilhas de calor da cidade, tudo isso de forma muito integrada, colocando a cidade dentro de um jardim para que a população se aproprie disto.
A cidade possui espaços e jardins impressionantes, de criatividade incrível, e a vegetação transborda também pelas as edificações. Normativas claras e rigorosas impostas aos empreendedores e muitos incentivos para retrofit de edifícios antigos fazem hoje de Singapura uma cidade literalmente verde. Em todos os sentidos.

Com um clima tropical e úmido semelhante ao nosso, impressiona pela vegetação abundante em seus edifícios e parques e pela excelente qualidade de vida urbana. Uma cidade bem planejada, limpa e ultra disciplinada que valoriza o elemento humano e tira muito proveito do seu próprio clima, que ao invés de gerar desconforto, pelo contrário, encontra na vegetação que cresce naturalmente uma maneira de criar ambientes ricos em conforto térmico e edifícios impressionantes, verdadeiras montanhas vegetadas na cidade. São fachadas verdes, tetos jardim, muros, jardins. A vegetação está presente o tempo todo. 
Impressionante projeto das estufas do Gardens by the Bay,
vista do alto do hotel Marina Bay Sands



Torres de escritórios, edifícios residenciais, todos com vegetação exuberante em suas fachadas, em seus balanços em andares superiores, nos telhados, fazem com que a superfície da terra suba pelos prédios, transformando-os em grandes montanhas verdes.
Capita Mall e seus terraços vegetados



“Edifícios jardins” fazem parte da política e das práticas construtivas de Singapura, áreas verdes em condomínios e edifícios altos são obrigatórias, segundo políticas sempre focadas em saúde e meio ambiente como componentes chave necessários para a saúde de uma cidade densamente ocupada. A cidade tem a obrigação de fornecer áreas verdes, e misturando a natureza na paisagem urbana, ajuda a suavizar a imagem de alta densidade de edifícios. Esta estratégia de vegetação penetrante, além dos edifícios, inclui parques e atividades sociais e comunitárias ao ar livre.













Capita Green, torre de escritórios de 40 andares, projeto de Toyo Ito, que incorpora vegetação em toda sua fachada.  

Singapura é uma cidade coberta de verde. O que a torna não somente esteticamente agradável como também melhora a qualidade do ar e reduz a sensação de calor do sol tropical.
Delegação ArqTours em Missão a Singapura, setembro 2015. 
Em visita a um dos edifícios de moradia de estudantes da 
Nanyang Technological University




















Nós, arquitetos e urbanistas brasileiros, temos muito que aprender com a história recente desta cidade que soube se desenvolver em um piscar de olhos e hoje é sinônimo de sucesso e prosperidade. Nossos climas são muito parecidos e algumas lições importantes podem ser tiradas do exemplo de Singapura. Acho que a principal delas é colocar as pessoas em primeiro lugar.

 
Raquel Palhares é Arquiteta e Urbanista, dirige sua consultoria de viagens ArqTours, organizando Missões como esta para profissionais de arquitetura e engenharia em todo o mundo, dispostos a conhecer e estudar casos de sucesso de cidades e empreendimentos, aprimorando seus conhecimentos, suas habilidades e sua bagagem profissional. As fotos deste post são todas de sua autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário