terça-feira, 2 de junho de 2009

Battery Park e Battery Park City - Nova York


Caminhando pelas movimentadas ruas de Manhattan, em meio ao adensamento urbano e entre os inúmeros arranha-céus vertiginosos, muitas vezes a cidade tão pulsante nos faz esquecer que estamos em uma ilha.

Foto tirada em cima do Empire State em 2007. A densidade impressionante de Manhattan e alguns edifícios emblemáticos, como a Trump Tower (torre escura envidraçada à direita), o Crysler Building (com a ponta metálica espiralada, também à dir.) e o antigo PanAm Building (hoje MetLife)

Mas isso somente até chegarmos a sua ponta mais ao sul.
Aqui, as brisas do Atlântico lembram como milhões de imigrantes chegaram a Nova York: em superlotados e barulhentos navios.
Inaugurado no século XIX em um antigo aterro sanitário, o Battery Park é um convite à pausa e contemplação em meio a agitação da cidade que nunca dorme. Daqui pode-se apreciar a tocha dourada da Estátua da Liberdade, a famosa Ellis Island e seu centro de imigração, e o distrito de Staten Island ao longe.
Foi aqui que tudo começou e é aqui que os nova-iorquinos juntam-se aos inúmeros turistas que lotam os barcos para visitar “Lady Liberty” e podem vir em um final de tarde ou numa breve pausa de almoço para se lembrar de onde vieram seus antepassados.
Um passeio pelo Battery Park pode nos proporcionar momentos de grande prazer além de vistas maravilhosas da baía.

Foto: Battery Park - concentração de árvores, aos pés dos altos edifícios de Lower Manhattan


A noroeste do parque, às margens do Hudson, fica o Battery Park City.
O Battery Park City, na porção oeste de Lower Manhattan, desenvolveu-se sobre um grande aterro. Na década de 60, uma proposta previa a revitalização da área com a criação de uma mistura de habitação, serviços sociais e indústria, mas com a crise nova-iorquina da década de 70, as diretrizes mudaram. A proposta era de se desenvolver um empreendimento imobiliário com edifícios comerciais e também conjuntos residenciais, e assim foram sendo desenvolvidos diversos empreendimentos imobiliários na região nas últimas décadas.

Em 2000, o Battery Park City Authority (BPCA), instituiu diversas diretrizes “verdes”, que deveriam obrigatoriamente ser seguidas por todos os novos empreendimentos a serem construídos ali. Um dos primeiros edifícios sob estes padrões (e Certificado LEED Gold – explico mais embaixo) foi o The Solaire.


Foto: vista aérea do Battery Park City. O edifício mais iluminado na foto é justamente o The Solaire



Ano passado estivemos em uma visita técnica ao The Solaire que nos impressionou.


Foto: fachada do edifício residencial The Solaire



Trata-se de um Green Building, com soluções de projeto adotadas de modo a atender ao novo zoneamento da área, imposto pelo BPCA e também à certificação LEED (sigla de Leadership in Energy and Enviromental Design, em português Liderança em Energia e Design Ambiental), dada pelo USGBC (United States Green Building Council) aos edifícios sustentáveis que adotam determinados conceitos e soluções de projeto, somando pontos por tais decisões e aplicações. No caso do Solaire, verificamos vários conceitos e soluções muito interessantes, como:
- reuso de água (há uma estação de tratamento de água dentro do edifício que trata e reutiliza “Grey” e “Black Water” (água cinza e preta) em banheiros e em torre de resfriamento;
- economia de energia alcançada com inteligentes soluções de luminotécnica e com a instalação dos painéis fotovoltaicos na fachada e na cobertura, que aproveitam a luz solar como fonte de energia;
- utilização de materiais “low-VOC” e materiais reciclados;
- reuso de água da chuva
e tantas outras soluções, entre elas detalhes de projeto como a colocação de espelhos refletores para aumentar o tempo de exposição da fachada do edifício ao sol, um detalhe um tanto “poético”, a meu ver, mas interessante.


Foto: vista da cobertura vegetada no edifício vizinho. Ali estão os espelhos refletores.



O marketing sobre a arquitetura sustentável e a reciclagem adotado por este e tantos outros novos edifícios do Battery Park City fizeram subir à alturas dignas dos arranha-céus de NY os preços de um apartamento ali, que pode chegar a custar de 600 a 800 mil dólares.
O ponto alto da visita, para mim, foi subir ao “rooftop garden”, uma cobertura vegetada onde também foram instalados painéis fotovoltaicos (lindo de ver, principalmente para uma arquiteta!), presentes também na fachada.

Foto: Explicação do Facility Manager do edifício na cobertura, com os paineis fotovoltaicos ao fundo



As questões urbanísticas e a arquitetura sustentável deste trecho de Lower Manhattan justificam uma boa caminhada pela região.
Pontos turísticos legais: Uma visita ao Skyscrapers Museum (Museu dos Arranha-céus), onde é possível ver imagens muito interessantes do skyline da cidade, a evolução e desenvolvimento urbano e a importância da corrida rumo aos céus, iniciada aqui em Manhattan com a utilização do ferro fundido e do aço nas construções e motivada com a invenção do elevador por Elisha Otis. O Museu está instalado dentro do hotel Ritz Carlton e fica bem escondido. Sua arquitetura vale a visita. Concebido pelo escritório de arquitetura SOM (Skidmore Owings & Merril), a arquitetura remete às alturas, mesmo estando em um espaço pequeno, com rampas estreitas, onde o pé direito alto e jogo de espelhos foram utilizados a favor do espaço, para dar sensação de altura. Esta foto da gente entrando no museu diz mais que tantas palavras, porque é mesmo difícil descrever a arquitetura. Arquitetura, neste caso, é a sensação que o espaço provoca.

Outra passeio legal é caminhar ao longo do Hudson, a oeste, até a marina (quando passo por ali sempre lembro do filme, Hitch, Conselheiro Amoroso, quando o Will Smith passeia de Jet-sky com a protagonista de lábios carnudos, a Eva Mendes) e pelo World Financial Center, obra do arquiteto Cesar Pelli, onde há uma exposição permanente de fotos sobre o extinto WTC.



Torres do World Financial Center: Lá dentro, exposição de fotos do WTC ( que fica logo ali atrás)e um jardim de inverno com palmeiras gigantes


Vale a visita!
Dia 13 de junho próximo, estaremos realizando mais uma Missão Técnica Green Buildings em NY, uma viagem elaborada para um grupo de arquitetos e engenheiros que visitarão os principais edifícios verdes da Big Apple, com acompanhamento do Prof. MS. Arq. Antonio Macedo Filho. Vejam como foi a primeira edição no Blog do Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário