sexta-feira, 12 de junho de 2009

Museus em Nova York

- Museum Mile

Muitos museus de Nova York concentram-se em Upper East Side. Algumas ruas da região foram apelidadas de “Museum Mile”, ou “Milha dos Museus” devido à grande concentração de museus nas proximidades.


Muitos deles estão localizados em construções de arquitetura tão importante e variada quanto seus acervos. O maior de todos e talvez o mais importante é o Metropolitan Museum of Art, ou simplesmente, Met.
Foto: Vista aérea do Metropolitan Museum of Art

Criado em 1870 por artistas e filantropos, o Metropolitan possui um dos maiores e mais completos acervos de arte sobre o mundo ocidental, desde os primórdios até os dias de hoje.

Mudou-se para esta localização, ocupando inclusive uma porção do Central Park, em 1880, e o projeto original do edifício já sofreu diversas alterações e acréscimos ao longo dos anos.


A fachada neoclássica atual é de 1926. Um projeto de integração da arquitetura e dos diversos salões foi aprovado em 1971 e finalizado em 1991. O projeto proporcionou uma maior acessibilidade a todos as salas do museu e melhor compreensão de seu extenso acervo, ao acomodar as obras de diferentes épocas ao longo de rotas distintas que explicam a evolução de forma mais didática.

Ainda em Upper East Side, em 1959 foram concluidas as obras de um dos edifícios mais conhecidos do mundo, o Solomon R. Guggenheim Museum, em homenagem ao homem cuja paixão pelas artes originou a fundação que leva seu nome, criada a partir de acervo próprio, depois da sua morte no naufrágio do Titanic.

Coube ao arquiteto Frank Lloyd Wright o projeto do edifício cuja famosa forma em espiral das rampas em concreto que dão aceso ao acervo do museu criam um volume na fachada que se destaca da paisagem do entorno.

O projeto recebeu duras críticas de artistas, que diziam que as paredes eram muito pequenas para as dimensões das pinturas que seriam expostas. Em resposta a isso, Wright respondeu que deveriam então cortar as pinturas pela metade para que cabessem em suas paredes. Wright faleceu antes do término desta obra.

Foto: Guggenheim Museum

O museu seguinte a ser inaugurado na região foi o Whitney Museum of American Art, que se mudou para esta sede em 1966. O projeto é de Marcel Breuer, um edifício em forma de pirâmide invertida com um acervo significativo de arte americana do século XX.

Outro destaque da região é o Museum of the City of Manhattan, que conta a história da cidade.

- MoMA

No final da década de trinta, enquanto na Europa a Segunda Guerra Mundial estava a ponto de ser deflagrada, o Museu de Arte Moderna, MoMA, definiu que precisava de uma nova sede. Fundado em 1929, encarregou os Arqs. Philip Goodwin e Eduard Durrell para tal empreitada.

O edifício, inaugurado em 1939, causou muita polêmica com sua fachada de mármore branco e vidro, mesmo respeitando o gabarito de fachada de todo o entorno, com seus 7 pavimentos. O museu auto-intitulou sua sede como “A primeira obra de Estilo Internacional da América”.

De 1939 em diante, foram diversas ampliações e anexos, sob a chefia do arquiteto Philip Johnson. Em 1977 o arquiteto Cesar Pelli foi convidado para desenhar uma torre e uma nova ampliação para o edifício. Em 2004, o arquiteto Yoshio Taniguchi criou uma nova extensão para o museu e foi responsável pelo projeto de integração que unificou as obras de ampliação das diferentes fases por que passou o edifício.

- American Museum of Natural History


Um dos maiores museus de história natural do mundo. A partir do prédio original, de 1877, o complexo se expandiu, ocupando hoje quatro quarteirões inteiros em Upper West Side.

Em 2000, foi anexado no lado norte do museu o Rose Center for Earth and Space, projeto de Polshek and Partners, que abriga um planetário de 26 metros de diâmetro dentro de um enorme cubo de vidro.

- Novos museus

Novos museus continuam surgindo em Nova York mesmo nos dias atuais. Dois dos mais recentes e interessantes projetos arquitetônicos de museus, independentemete de seus acervos, são o American Folk Art Museum e o Skyscraper Museum.
O American Folk Art Museum (45 West 53rd Street), projeto de Todd Williams e Billie Tsien, foi inaugurado em 2001. Construído do zero em um terreno estreito e profundo, sua solução arquitetônica privilegia a entrada de luz natural através de clarabóias e aberturas verticais.
O Skyscraper Museum, que desde 2004 passou a ter uma sede própria, no edifício do Hotel Ritz-Carloton, tem projeto assinado pelo escritório SOM (Skidmore Owings & Merril). O Museu ocupa pouco mais de de 1,5 mil metros quadrados no térreo da torre de 38 andares do Ritz-Carlton em Battery Park City.
Confirmando o ditado de que nos melhores frascos encontram-se os melhores perfumes, este museu de proporções modestas pelos padrões institucionais, consegue evocar o tema abordado através de sua arquitetura, mesmo com seus modestos 3,65 metros de pé direito.

Graças ao cuidadoso projeto do escritório Skidmore Owings & Merril, o espaço do museu brinca com nossos sentidos e é uma atração a parte. A arquitetura talvez seja uma das principais obras de seu acervo. Os materiais reflexivos utilizados, como aço inoxidável e vidro, criam a sensação de um espaço infinitamente maior.
Teto e piso forrados com inox espelhado e outros materiais reflexivos nos transmitem a idéia de um edifício em andamento, de um edifício em obras, ou a sensação de estarmos no topo de um dos arranha-céus de Manhattan ou até mesmo caminhando sobre o aço da obra de um de seus célebres edifícios, como os operários do Empire State Building nas famosas fotografias de Lewis Hines.
Outro novo museu é o New Museum of Contemporary Art, em Lower East Side, inaugurado em novembro de 2007, obra do escritório SANAA dos Arq. Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário