terça-feira, 2 de junho de 2009

Restaurante 4 Gats - Barcelona

Minha primeira experiência gastronômica no 4 Gats foi em 2007, quando estive lá com meu marido. Foi uma noite incrível, uma viagem por sabores e momentos inesquecíveis.

O único arrependimento foi não ter tirado uma foto de cada prato antes de começar a devorá-los.

(Aliás, esta é uma prática que preciso começar a adotar em minhas viagens, pois fico sempre tentando me lembrar de alguns pratos, alguns restaurantes incríveis que visitei e me arrependo por não ter me controlado e fotografado antes de empunhar garfo e faca e atacar!)

Foto: Fachada do restaurante 4 Gats

Bom, voltando a Barcelona. Já conhecíamos a fama do lugar, que além de servir boa e tradicional comida mediterrânea, fica numa construção antiga, perto do núcleo medieval central da cidade e era freqüentado por Picasso, que inclusive assina a capa do menu e realizou ali sua primeira exposição. O estabelecimento foi homenageado com uma placa do Ayuntamento de Barcelona (Prefeitura) pela conservação e restauro da construção e pelos anos de serviços prestados.
Foi uma iniciativa que teve início na década de 80, chamada Barcelona Posa´t Guapa, que incentivou e premiou estabelecimentos localizados em prédios históricos. Tem uma plaquinha no chão em vários deles, escrito “Guapos per sempre”. Tudo muito Europa.

Não tínhamos reserva e já era tarde da noite. Como estávamos em duas pessoas somente, logo conseguimos uma mesa. Por incrível que pareça, os garçons catalães estavam particularmente gentis aquele dia. Ou será que foi o vinho? Ou melhor, muito vinho.
Deixamos por conta do maitre a escolha das entradas (até o básico e indispensável pan con tomate e o jamón estavam fora do comum de gostosos), primeiro e segundo pratos. Só escolhi a sobremesa. Ah! O prato principal! Uma posta de bacalhau sobre abacaxi grelhado, com verduras... humm...Tudo favoreceu: o ambiente, a comida, música ao piano e vinho...muito, muito vinho!

Os nossos pratos, foram tão bem sugeridos pelo maitre, que conforme chegavam à mesa pareciam tão apetitosos que havia um casal ao lado (americanos de “São Francisco”, descobrimos depois) que não parava de admirar (a comida!) e sorriram pra gente, querendo puxar uma conversa. Até que não se agüentaram e perguntaram se éramos espanhóis pra escolher tão bem assim os pratos, ao que respondemos com muito bom humor. (também, depois de tanto vinho)

Foto: Olha eu e Antonio, em primeiro plano, com nossos amigos
de São Francisco na mesa ao fundo no dia da vitoria do Massa em 2007.

Descobrimos que estavam em Barcelona para assistir a corrida de Fórmula 1, que tinha acontecido aquele dia (vitória de Massa! Vai ver os catalães estavam tão gentis em reverência ao nosso conterrâneo...). Eles eram na verdade aposentados e estavam viajando pelo mundo acompanhando toda a temporada de Fórmula 1 de 2007. E não era a primeira vez que faziam isso! Nossa noite no 4 Gats, que já estava se revelando tão maravilhosa foi complementada pela conversa divertida que rolou solta com o agradável casal de "Frisco". Isto é o que se leva desta vida.

Estive há pouco mais de um mês novamente no 4 Gats com amigos arquitetos (fomos à feira Construmat 2009). O bacalhau com abacaxi saiu do menu, mas tantas outras deliciosas combinações permanecem. E o pan con tomate continua firme e forte! O ambiente permanece igual, a comida, o piano, e o mais curioso, mesmo sem vitória do Massa garçons tão simpáticos como da primeira vez! ...pelo menos um..e nunca em inglês, por favor!...Antes falar "portunhol macarrônico" como eu do que inglês na catalunha! "No se puede!"

Em sentido horário: Eu, Cássia, Carol, Rosane, Luis, Carla e Patrícia.
Uma noite feliz!


Um lugar que merece ser visitado e revisitado, inúmeras vezes se possível (afinal, o menu é extenso...)onde a cada retorno, o grande prazer está em encontrar ali o mesmo ambiente, em constatar que nada mudou. Desejo que o 4 Gats continue a conservar e manter tudo como está, tudo igual, pra sempre podermos recordar visitas passadas e momentos vividos ali e principalmente porque se melhorar estraga!...mas o bacalhau com abacaxi podia "volver"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário