segunda-feira, 1 de junho de 2009

Experiência nos parques de Orlando

Quando estivemos em Orlando, em janeiro de 2008, minha primogênita tinha 8 aninhos e meu filho mais novo tinha só 3 aninhos e eu literalmente me ”pré-ocupei” com as montanhas russas, simuladores e brinquedos “emocionantes demais” que encontraríamos lá, temendo que as “rides” mais radicais traumatizassem as crianças ou os deixassem muito assustados, e pudessem provocar pesadelos e tal.


Foto: Montanha Russa do Incrível Hulk, no parque Universal Estudios

Compartilhando minhas dúvidas e questionamentos com outras mães no VPO, que tem um fórum de discussão sobre Orlando muito legal (RECOMENDO: http://www.viajandoparaorlando.com/), recebi uma mensagem carinhosa de uma outra visitante assídua do fórum na época, a Ana Cristina, que se ofereceu para me escrever um email com os seus relatos e impressões de cada brinquedo que conhecia, já que havia estado lá com uma afilhada pequena e compreendia minha preocupação. O resultado foi uma rica e gentilíssima lista com informações sobre cada “ride”, show, espetáculo, brinquedo, etc que ela conhecia em cada parque.


Isto me auxiliou muito (valeu, Ana!!!), pois conhecendo melhor o funcionamento de cada brinquedo, pude antecipar para meus filhos algumas coisas, contando o que aconteceria “lá dentro” antes de entrar em cada um dos brinquedos que a altura deles permitia, para que não tivessem surpresas desagradáveis e não ficassem assustados.
Ao lembrar deste episódio que tanto marcou os preparativos desta nossa viagem, fiz este post “despretensioso” com algumas impressões e emoções vividas (agora as minhas próprias) imaginando com isto retribuir e ampliar o gesto que minha amiga Ana teve comigo na época. Espero que este post seja visitado por pessoas interessadas em ir a Orlando e que precisam de esclarecimentos sobre quais rides enfrentar ou não, ou por pessoas em dúvida sobre quais brinquedos “liberar” pra garotada, ou para os adolescentes!

Magic Kingdom:


-Pirates of Caribean:
O passeio acontece todo num enorme espaço fechado.Tem uma hora que fica bem escuro, molha um pouquinho (só uma “borrifada” de água) e tem uma leve queda, mas o barco é grande, com bastante gente junto, e não dá muito medo. A melhor coisa a fazer é avisar às crianças o que vai acontecer antes de entrar no brinquedo pra não assustar. O curioso é que a maioria dos brinquedos da Disney surgiram a partir das histórias mais clássicas e dos filmes (Branca de Neve, Peter Pan...) e muitos brinquedos recentes, surgiram de filmes como Shrek, Stitch, Toy Story etc e com o Piratas do Caribe foi ao contrário: primeiro surgiu o brinquedo, e o filme foi criado depois, baseado justamente neste brinquedo, que considero imperdível e que apesar de antigo, foi atualizado, inseriram trechos que fazem alusão ao filme e um boneco animatrônico (especialidade Disney) do Jack Sparrow impressionante. Mesmo os bonecos mais antigos são perfeitos em seus mínimos detalhes.
- Jungle Cruise:
Hiper tranqüilo. Um passeio de barco na selva com bonecos de animais fazendo animações e macaquices. Pra mim perdeu totalmente a graça depois que conheci o Animal Kingdom, onde se vê os bichos de verdade em um safári quase real, que te envolve, além de toda aquela ambientação de Selva, com temática africana por todo o parque, que é muito legal. Só vá ao Jungle Cruise se tiver tempo sobrando.
-Splash mountain:
Imperdível! Montanha Russa na água, a “ride” passa por cenários lindos, coloridos, que encantam crianças e adultos. Muito divertido. Molha um pouco, a queda é tranqüila, não é íngreme demais, mas não deixa de ser emocionante. As crianças adoram.
-Big Thunder mountain:
Adoramos. As crianças quiseram repetir e fomos 2 vezes. Das montanhas russas “de adulto”, é a mais tranqüila de todas pra ir com crianças pequenas. Chacoalha bastante,não tem loopings nem quedas , só velocidade mesmo.
-It’s a small world:
Brinquedo tradicionalíssimo do parque, um verdadeiro “ícone”. Deve ser prestigiado e respeitado.
- Peter Pan:
Tranqüilo. Bom pros pequenos. O carrinho fica sobrevoando cenas da história. É bem ligth, bem devagar, as crianças adoram.
- Mickey’s Philharmagic:
Fiquei emocionada neste cine 3D que é um pout-pourri das histórias e filmes Disney. As imagens dos filmes e personagens, associadas à trilha sonora (aquela tradição Disney de trilhas sonoras marcantes e composições extremamente emocionantes) deixa muita gente grande emocionada. Precisa usar um óculos 3D. Ás vezes, os pequenos ficam incomodados querendo tirar os óculos. Para meu filho não fazer isso, ficava estimulando, comentando as imagens e falando com ele, me surpreendendo em voz alta com cada coisa legal que acontecia no filme pra ele querer curtir o 3D e entender o que estava acontecendo.
Ficava falando pra ele tentar alcançar as imagens esticando os bracinhos. Ele adorou fazer isso.
- The Haunted Mansion: Lindo, chega a ser “poético”. Sustinhos de leve o tempo todo. Ficaram assustados só com a cabeça da medusa. Um brinquedo tradicional, precisa ir. Os fantasmas dançando na sala de bailes e o monstro sentado ao nosso lado no final são impagáveis.
- Monsters Inc Laugh Floor: as crianças curtiram. É um show do Monstros S.A. Curtiram por causa do filme, mas precisa entender bem inglês pra acompanhar as piadas. A platéia participa. Mesmo sem entender tudo, meus filhos riram bastante, já que sabiam que a proposta era encher os tais recipientes de riso, como no filme.
- Snow White:
Bom pras crianças. Passeiozinho de carrinho pelos cenários da Branca.
-The many adventures of Winnie the Pooh:
Bom pras crianças. Mais um passeiozinho de carrinho, agora pelos cenários da história do Ursinho.
-Casa do Mickey
Melhor lugar pra tirar fotos com os personagens. Só precisa ter paciência com as filas.
-Casa da Minnie:
Com paciência, pode render boas fotos com a grande estrela do show, a “Miss Minnie”
-Toontown hall of fame tent –Salas privativas onde os personagens ficam a disposição, em determinados horários, para fotos e autógrafos. Tiramos fotos da minha filha com todas as princesas e com “o próprio”, o rato, sabe?, em uma salinha exclusiva...depois de longa fila...foi emocionante para as crianças. Apesar da fila, ver a carinha deles olhando pras princesas e abraçando o Mickey não tem preço!
- The Barnstormer of Goofy´s Wiseacre Farm –As crianças adoraram. Eu também amei! Uma montanha russa pequenininha, light, ótima pra ir “iniciando” as crianças para curtirem montanhas russas mais radicais no futuro sem medo. Isso porque não dá medo nem mal estar nenhum, mas é bem legal.
-Space mountain: Montanha tradicional do MK. Eu adoro, meu marido também. Acho beeem light. Minha filha de 8 anos não quis repetir. Achou forte. É toda no escuro, mas não tem looping. Acho que o que a deixou assustada foi o fato de que a gente não vai sentado um ao lado do outro e sim um na frente do outro, enfileirados no carrinho, e com isso, não podia abraçá-la, nem conversar, nem pegar nas mãos.
-Stich Great Scape– A dica da Ana Cristina de explicar sobre este brinquedo antes foi ótima. Expliquei o que ia acontecer ( ficamos sentados todo o tempo no escuro, em um laboratório onde estão fazendo experiências no Stich e ele escapa, sai correndo, a gente só ouve os ruídos, barulhos, e parece que eles está atrás da gente, depois sai correndo, depois parece que fica na frente, sempre correndo e mudando de lugar e a gente só vai ouvindo, sem ver nada. Dá a impressão que ele vai pegar a gente. Como expliquei isto antes, eles não ficaram com medo do escuro, nada. Acharam divertido. Tem uma hora que o Stitch arrota e o ambiente fica “empestiado” de cheiro de hambúrguer, bem de fast food. Achei de péssimo gosto, mas as crianças adoraram a piada!...vai entender...
-Buzz Lightyear’s Space ranger Spin: Amamos! Repetimos várias vezes. O carrinho dá umas giradas em seu próprio eixo que me deram um enjoozinho...mas eu sou sensível pra caramba e passou tão depressa o enjôo que pegamos a fila de novo pra repetir na hora! É interativo, cada carinho tem 2 arminhas de laser pra gente ajudar o Buzz a atirar nos alienígenas (e pontuação individual! Fomos várias vezes pra ver quem ganhava!)

Epcot:


-Mission Space: Há duas opções de passeio: uma mais ligth, verde, e outra mais forte, laranja, se bem me lembro. Trata-se de uma missão a Marte e mexe com a força g, li relatos de pessoas que sentiram muita pressão na cabeça e sensação de claustrofobia. Eu não fui. Fiquei com medo de passar mal. Mas fiquei na saída do brinquedo e não vi ninguém com cara de estar passando mal não. No fim me arrependi, pois meu marido e meus cunhados foram e falaram que é muito legal e que é tranqüilo (foram no mais fraco de tanto terror que eu fiz e queriam repetir no mais forte, mas a fila estava enorme...)
-Spaceship Earth (bola do EPCOT): Tranquilíssimo e imperdível. Ótimo! No final do passeio, você faz algumas opções numa tela e sai numa foto no ambiente que escolheu para o futuro, não lembro muito bem a história, mas a dica é sentar bem direitinho na cadeira do brinquedo, pois meu filho não saiu na foto, já que estava agarrado em mim....É tradicionalíssimo e imperdível.
-Test Track: Minha filha e marido foram primeiro, falaram que é só velocidade, não tem looping nem queda, nada. O carro passa por varios testes e provas sendo que uma delas é de velocidade numa reta. Disseram que não dá medo nem nada. Gostaram tanto que quando saíram criei coragem pra ir, mas o brinquedo quebrou na minha vez e não abriu mais naquele dia. Olha aí mais um motivo pra voltar pra Orlando!
-The seas with Nemo: Uma graça. As crianças adoraram. Os adultos também. Tem uma parte interativa, na saída, onde as crianças conversam com a tartaruga do filme, Turtle Talk with Crush, mas precisa falar bem inglês pra se comunicar direitinho e entender as brincadeiras.
- Gran Fiesta Tour Starring the Tree Caballeros – Fica dentro do pavilhão do México. É muito gracinha pra levar os pequenos. Eles adoraram. Passeio de barco com Pato Donald, Pateta e aparece o Zé Carioca!
- Soarin: Tão legal que a gente fica “viajando” nas imagens e nos sentidos...dá pra sentir aromas, ventinhos...voar, voar, voar....lindo, lindo, lindo! Como se estivéssemos voando de asa delta. Uma verdadeira “poesia”, maravilhosos. Estava preocupada com meu filho de 3anos, mas ele amou! Só o capacete que é colocado ao redor da nossa cabeça pra estimular os sentidos que ficou muito no alto pra ele e acho que ele não sentiu nem o vento nem os cheiros, mas adorou mesmo assim. Queríamos repetir, mas a fila....imensa!
-Honey I shrunk the audience: 3D do “Querida encolhi as crianças”, melhor avisar as crianças que é só um filme e que as coisas não conseguem atingir a gente, já que aparecem insetos, cobras que pulam ameaçando picar, mas é tranqüilo.
- Ellen’s energy Adventure: Muito educativo, passa pela evolução, desde o tempo dos dinossauros, tranquilíssimo, mas super longo e com muito texto em inglês. Se as crainças não dominam a língua, só vale à pena se gostarem muito de dinossauros. Meu marido adorou. Achei bem chatinho.

MGM:

-The great movie ride: Passeio pela história do cinema, com imagens dos clássicos todos. Vá se curtir muito cinema ou se seus filhos conhecem Mágico de Oz, etc...
- Indiana Jones: Um show mostrando as cenas de ação e o trabalho dos dublês. Conta alguns segredos dos efeitos especiais. É longo.
-Star tours- simulador com temática da guerra nas estrelas. Não fui.
-Muppet Vision 3D: 3D super tranqüilo. As crianças podem ir sem medo.
-Voyage of the Little Mermaid: Acontece em um teatro fechado, com atores de verdade dançando e cantando. Uma verdadeira maravilha aos moldes da Broadway!Só achei curto. Lindo, lindo, lindo! Preparem-se pra chorar! Tem uma surpresa que não posso contar...é segredo....Vale muito apena, mesmo com fila.
-Beauty and the Beast: Lindo. Estilo Broadway. Precisa prestar atenção pra não perder os horários, pois é um show num anfiteatro e tem horário certo pra acontecer.
-Light motors action –Os meninos adoraram. Muita ação, barulheira. Meu filho não se assustou nem um pouco com o barulho. Ruim mesmo é a fumaça e o cheiro de pneu queimado e combustível que fica no ar. Imperdível para os meninos. Tem horários certos para acontecer, pois acontece num mega espaço, uma arena ao ar livre. Precisa confirmar horários ao chegar lá no parque.
-Rock’n’Roller Coaster Aerosmith – Fui com a cara e a coragem. Foi meu maior desafio. É uma montanha russa no escuro, bem radical, com loopings e tudo, mas estava curiosa. E a-do-rei!!!!Minha filha de 8 anos ficou apavorada e não gostou. Ficou meio em choque. Passou um pouco mal depois, queria só dormir. Me arrependi de levá-la. “the ride” acontece com música do Aerosmith em um fone de ouvido individual que fica bem perto da orelha de cada um. É radical, alta velocidade (vai de 0 a 100Km em 3 segundos, na saída), mas é imperdível. Desejo voltar um dia, pois estava tão preocupada que não curti tudo que poderia.
-Tower of terror – Elevador desgovernado, em queda livre. Não fui porque amarelei e fiquei enrolando meu marido e pedindo pra ir em outros lugares pra não ter que ficar esperando por ele. No final, nem ele conseguiu ir.

Animal Kingdom:

-It’s though to be a bug:
Filme em 4D. Tem mais interatividade ainda. Mas é surpresa....vale muito a pena ir. Mantenho a sugestão de ficar aguçando os sentidos das crianças pequenas pra elas prestarem atenção por mais tempo e não tirarem o óculos, o que seria uma pena...Pode assustar os mais pequenos, pois os insetos fazem barulhinhos, sobrevoam a gente, e são meio nojentinhos…Mesmo assim, meus meus filhos adoraram.
-Festival of the Lion King: Show teatral do Rei Leão imperdível, muito bem elaborado, as craianças adoram, tem muita criancinha pequena dançando, curtindo.
-Kilimanjaro Safári: Um safári em um jipe muito legal, os animais todos livres (aparentemente, pois o projeto paisagítico esconde as barreiras e os limites que eles não podem e não conseguem ultrapassar), passeio muito interessante para adultos e crianças. Quem gosta do tema (safári, África etc), não deve perder. Foi a fila mais cansativa que pegamos durante toda a viagem mas ver a alegria das crianças não tem preço.
-Expedition everest – Montanha russa bem fortinha. Eu fui, já que tinha “encarado” a Rock Roller Coaster antes. Fui uma experiência e tanto! Ela faz todo o percurso até encontrar no alto do Everest com o Yeti, o pé grande, e aí volta tudo de ré! Por outro caminho! Eu gostei muito e pretendo repetir. Não fiquei nem enjoada, mas não recomendo pra crianças pequenas.
-Finding Nemo the musical: Muto bem feito. A Disney Sabe mesmo como encantar e comover as pessoas com estes musicais. É bem inovador a maneira como eles apresentam e movimentam os peixes....mas isso é surpresa...
-Dinossaur – Achei muito assustadores os dinossauros deste brinquedo. É um carro tipo jipe, off Road, balança pra caramba, e só tem bichos feios, gigantes, medonhos. A minha filha de 8 anos, amou e quis repetir mais duas vezes. Eu não quis voltar de jeito nenhum. Amarelei. Meu filho menor, eu não deixei ir.

Sea world:

- Wild artic – Simulador no ártico. Tem versão light por terra e uma mais pesada, de helicóptero. Nos dividimos e fui com o menor na light enquanto meu merido e filha, destemidos, foram pelo ar. Achei fraco. Mais legal do que o passeio em si foram os tanques e aquários na saída. Os pequenos adoram.
-Shamu Express – Montanha russa pros pequenos. É pequenininha, uma graça. Fica numa área bem infantil, com brinquedinhos pra crianças menores e um mega brinquedão daqueles de buffet infantil.
-Jorney to Atlantis- É uma Splash Mounain (portanto molha!) só que mais forte um pouco.
-Kraken- Só meu marido encarou. É muito pra mim: loopings, torções, ponta cabeça, quedas de tudo quanto é jeito...Ele ficou tonto e enjoado por umas duas horas depois que desceu do brinquedo. Este ano inaugurou uma mais radical ainda, chamada Manta.
- Blue Horizons, Believe, Pets Ahoy, Clyde Seamore, Odyssea – Belos shows, todos muito bem estruturados e organizados. É emocionante. Algumas áreas dos teatros, muitos ao ar livre, molham bastante.

Universal:


-ET adventure- Uma surpresa maravilhosa quando vi que o passeio seria na bicicleta do filme, e ainda tinha a cestinha do ET na frente da bike. Para quem curtiu o filme, é muito emocionante. Adoramos. Mesmo meus filhos, que não conheciam o filme, gostaram e nos fizeram comprar pelúcias e vários souvenirs do ET na saída!
-Earthquake- Simula um terremoto, tudo balança, barulho, coisas caindo. Não achei nada pesado.
- Twister - achamos muito legal. É bem impressionante, vai ficando escuro, começa uma ventania, e um temporal. Tem alguns sustos. Simula a passagem daquele furacão do filme. O mais engraçado foi a vaca voando!
-Jaws – O filme é um clássico e o brinquedo merece ser visto, mas não achei nada emocionante. O melhor é avisar as crianças que o barco vai ser surpreendido umas 3 vezes pelo tubarão. O robô do tubarão não dá medo nenhum. As pessoas até simulam que estão apavoradas, mas de brincadeira porque vira até piada.
-Men in black – Tem uma pistola pra cada um brincar de acertar nos aliens do filme. Achamos divertidíssimo. Gira bastante.
-Jimmy Neutron – Mistura Jimmy Neutron com Bob Sponge, Padrinho Mágicos etc. É um simulador, sentado em cadeiras que balançam e se movem para cima e para baixo e pros lados. As crianças adoraram, prncipalmente o meu pequeno, mas não é dos mais “lights”.
- Shrek 4D: É o mesmo filminho 3D que vem no DVD do Shrek, com 2 óculos de papel. É tranqüilo, só as cadeiras balançam um pouco e vale a pena!
- Terminator 2 3D – Assustou um pouco minha sobrinha de 2 anos. Os meus ficaram tranqüilos. Mistura 3D com atores de verdade e isso foi o que assustou, pois tínhamos falado que era um filminho.
-Revenge of the Mummy- Terceira e última dose de coragem que tomei nesta viagem. Gostei muito. As crianças não foram. O passeio é tranquilo, assustadores mesmo são os cenários.
- Woody Woodpeckers Nuthouse Coaster- Montanha russa pras crianças pequenas. Boa até para os adultos. Eles adoraram, acharam “radical”, na medida deles!

Island Of Adventure

- Incredible Hulk Coaster - Montanha russa gigante, medonha. Só meu marido tem coragem. Ficamo embaixo, observando as coisas que caim dos bolsos das pessoas (tem até uma rede de proteção sobre o lago e sobre os caminhos pra que não caia na gente)
- Dudley Do-Right's Ripsaw Falls – Estilo Splash Mountain. Tinha um pai apavorado na fila, falando que era super forte, uma mega queda na água. Eu quase voltei pra trás com as crianças, mas encaramos e todos curtiram, não é tão forte. Tem duas quedas, uma menor e outra bem mais alta. Molha muito mesmo. E ainda tem umas pistolas de água estrategicamente localizadas por onde pessoas passam, embaixo da montanha russa, e qualquer um podem ficar mirando e atirando na gente dentro do carrinho.

- The Cat in the hat - Esta história não é muito popular no Brasil, mas os pequenos adoram. Brinquedo bem colorido, vá sem medo.

-One Fish, Two Fish, Red Fish - muito legal, bem infantil. Um tipo de carrossel que gira, sobe e desce. A brincadeira consiste em prestar atenção na música que fica tocando e obedecer o que fala na música pra não se molhar. Ela manda subir, descer, rápido ou devagar...porque vão saindo jatinhos (pequenos) de água do brinquedo estratégicamente colocados que molham as pessoas nos carrinhosse você não obedecer. O mais legal é que os maiorezinhos fazem tudo ao contrário, justamente pra se molhar. Adoramos.

-Duelling Dragons – São duas montanhas russas quase iguais, com loopings e tudo mais que tem direito. Não tivemos coragem.
-Jurassic Park River Adventure – Lindo. Passeio pelo cenário do filme. Acaba com uma bela queda na água, claro. Todos curtiram.
-Popeye & Bluto's Bilge Rat Barges – Um bote numa corredeira. Molha demais.
-The Amazing Adventures of Spider-Man – Maravilhoso. Nem meu pequeno se assustou, Mistura 3D no meio do passeio. Imperdível pra todas as idades. Algumas cenas de 3D podem assustar, pois os vilões pulam no carrinho, querem pegar a gente, mas é tudo 3D. O final é surpreendente. O melhor brinquedo do parque.
- Flying unicorn – Montanha russa pros pequenos. Fica no Lost Continent.




Bom, teria até muito mais pra escrever mas o post tá gigante e pretendo ainda colocar algumas fotos.




Para meus amigos do fórum de discussão do VPO, que sei que vão visitar meu blog, prometo mais posts de Orlando no futuro!...e fotos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário